Emagrecimento
Por mais que o excesso de peso esteja associado a diversas outras condições como diabetes, hipertensão, dislipidemia e doenças cardiovasculares, é errado pensar que existe um “culpado” por trás da condição. O indivíduo obeso, por exemplo, apresenta quantidade de hormônios e respostas metabólicas completamente diferentes de um indivíduo magro, por isso a questão do emagrecimento deve ser avaliada por um endocrinologista.
Nesse sentido, não é falta de vontade ou disciplina, o obeso apresenta uma doença metabólica que precisa ser muito bem conduzida para que os objetivos terapêuticos se cumpram. Para isso, é fundamental, entre outras coisas, evitar a culpabilização e os julgamentos aos indivíduos que apresentam excesso de peso e sim fornecer propostas de tratamentos com especialistas.
Quando o assunto é a avaliação da composição corporal no processo de emagrecimento, o exame de bioimpedância é realizado em balanças que possuem placas de metal cujo objetivo é conduzir uma leve corrente elétrica por todo o corpo. A partir disso, é possível estimar a impedância da água corporal, a fim de tornar mais clara a necessidade de ganhos ou perdas calóricas de cada indivíduo, auxiliando, assim, na formação de um treino e de uma dieta específica na qual atenda todas as necessidades, pontos fundamentais no processo de emagrecimento.
É importante salientar que a integração de outros profissionais como nutricionista, psicólogo e educador físico é fundamental.
Dra. Diana Girardi
CRM 142176 | RQE 72629
Acredita que, atualmente, para uma excelente consulta médica , apenas estar atualizado cientificamente não é o suficiente. É fundamental oferecer um atendimento humanizado.
Reembolso
Tire suas dúvidas e agende sua consulta com rapidez e facilidade através do Whatsapp.