Estilo de vida
Os pilares fundamentais na abordagem da medicina do estilo de vida são:
- Alimentação saudável, equilibrada e nutritiva;
- Prática periódica de exercícios físicos;
- Qualidade do sono;
- Controle de tóxicos, como tabagismo e etilismo;
- Manejo do estresse;
- Conexões sociais saudáveis.
O grande objetivo dos profissionais que estudam a MEV e buscam o aperfeiçoamento na área é fortalecer a conscientização sobre hábitos saudáveis para haver a prevenção de doenças e, por conseguinte, a promoção de saúde em tempo oportuno.
A alimentação saudável, por mais que o tema possa parecer clichê, na prática, se observa, através dos milhares de estudos na área, que o seguimento de uma dieta equilibrada e com a quantidade de calorias ideais favorecem uma melhoria da saúde cardiovascular e propiciam mais saúde a curto e a longo prazo.
A prática periódica de exercícios físicos, sejam aeróbicos ou de fortalecimento muscular, além de favorecer a perda de peso através do gasto calórico, está relacionada a um maior desempenho físico e cognitivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, orienta pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.
Ter um sono de qualidade significa estar apto no dia seguinte, física e mentalmente, para realizar as atividades laborais e cognitivas necessárias. Isso é obtido, na maioria das vezes, quando não há despertares noturnos e quando se consegue iniciar o sono em curto intervalo de tempo.
As drogas lícitas, como álcool e cigarro, são extremamente prejudiciais ao nosso organismo, principalmente a longo prazo. Além dos problemas pulmonares causados pelo fumo, o consumo da substância é responsável por mais de 50 doenças diferentes.
Considerado o “mal do século”, o estresse causa um grande impacto na qualidade de vida, influenciando diretamente na saúde física e mental.
E, por último, mas não menos importante, um alicerce fundamental para um estilo de vida saudável é manter relacionamentos saudáveis em todos os âmbitos da vida, seja familiar, amoroso e profissional.
Foi constatado através de um estudo realizado pela Universidade de Harvard, que conexões genuínas trazem felicidade, porém devemos estar cercados de pessoas que nos motivam a ser melhores. Além disso, laços fortalecidos aumentam a expectativa de vida, nos afastando da solidão.
Por fim, a MEV, com todos esses pontos abordados, é uma prática médica que veio, de fato, para ajudar aqueles que ainda não conseguiram adotar medidas que possam melhorar a saúde nos mais diferentes aspectos. Para cumprir esse propósito é preciso começar a agir desde cedo, nas condições possíveis e sempre buscando o melhor visando a otimização do bem-estar e a qualidade de vida, preceitos máximos na Medicina do Estilo de Vida.
Dra. Diana Girardi
CRM 142176 | RQE 72629
Acredita que, atualmente, para uma excelente consulta médica , apenas estar atualizado cientificamente não é o suficiente. É fundamental oferecer um atendimento humanizado.
Reembolso
Tire suas dúvidas e agende sua consulta com rapidez e facilidade através do Whatsapp.