Endocrinologia
Os hormônios são substâncias químicas produzidas por diferentes glândulas que, dependendo do funcionamento, podem causar repercussões que comprometem a qualidade e até mesmo a vida do indivíduo, seja por hiperfunção ou por hipofunção.
Além disso, o profissional médico endocrinologista estuda o metabolismo do organismo, investigando possíveis alterações. O metabolismo se refere a capacidade que o corpo tem de absorver, estocar e utilizar a energia necessária para as atividades metabólicas, sendo fundamental para o bom funcionamento e vitalidade do organismo.
A tireoide, por exemplo, é uma pequena glândula localizada na região anterior do pescoço responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo de todo o corpo, podendo haver tanto alterações que geram hiperfunção quanto hipofunção da glândula, gerando repercussões diferentes e extremamente prejudiciais às atividades de vida diárias.
Não menos importante, a obesidade (direta e indiretamente afetada por diversos hormônios do organismo), outra doença bastante estudada pela especialidade, é uma condição extremamente prevalente na população mundial e de grande responsabilidade terapêutica do médico endocrinologista, no intuito de garantir caminhos para se alcançar o emagrecimento saudável e o bem-estar físico, nutricional e mental.
Esses são apenas alguns dos pontos que tornam a endocrinologia tão importante e necessária quando o assunto é melhoria da qualidade de vida, visando a longevidade saudável e ativa.
Dra. Diana Girardi
CRM 142176 | RQE 72629
Acredita que, atualmente, para uma excelente consulta médica , apenas estar atualizado cientificamente não é o suficiente. É fundamental oferecer um atendimento humanizado.
Reembolso
Tire suas dúvidas e agende sua consulta com rapidez e facilidade através do Whatsapp.